Aprendizagem Continua

sábado, 28 de agosto de 2010

IDENTIFICAR, NEGOCIAR E CONQUISTAR O CLIENTE: gincana, brincando com as cores.

Identificar, conquistar e negociar: gincana, brincando com as cores, è resultado de uma vivencia estruturada como proposta pedagógica para o curso de operador de telemarketing do centro de formação profissional do Recife-unidade SENAC Centro. Vivenciamos, durante 50 horas, na unidade Temática de fundamentos de telemarketing,a Gincana Das Cores onde nossos alunos descobriram técnicas de identificação do cliente e o poder de negociação; construíram o conhecimento, as habilidades, valores e atitudes necessárias para o exercício da função de operador de telemarketing.


Jogos, dinâmica de grupo ou outras formas de divertimentos, inseridos no contexto da aprendizagem, facilitaram a assimilação de conteúdos com atividades lúdicas, com o objetivo principal de concretizar o aprendizado, promover a apropriação de novos conhecimentos, estimular o desenvolvimento de competências e,alem disso, promover momentos para que os alunos vivenciem, reflitam e compartilhem um aprendizado pessoal e grupal.

Quando o tema é aprendizagem, rapidamente nos vem o registro da fácil assimilação das crianças em seus primeiros passos para a vida através de ensinamentos de forma divertida.

Assim fortalecemos a afirmação de que jogos, dinâmicos ou outras técnicas envolvendo o lúdico proporcionam a apropriação efetiva dos ensinamentos.

IDENTIFICAR, NEGOCIAR E CONQUISTAR O CLIENTE: gincana, brincando com as cores é uma atividade divertida e motivadora, centrada no aprendizado e no uso das habilidades voltadas para o seguimento da vendas e telemarketing essa experiência proporciona aos alunos a segurança,a confiança,a flexibilidade, o bom humor, a ativação do entusiasmo,a administração da timidez, o estimulo da criatividade e o sentido coletivo na relação profissional.

É sem duvida, uma proposta de aprendizagem convidativa, divertida e produtiva onde o aluno desperta para a originalidade de cada um, identifica detalhes que fazem a diferença e verifica a capacidade de priorizar assuntos. Devido a flexibilidade, essa vivencia pode ser adaptada para qualquer curso,que tenha como proposta a interação com o público.

Na unidade temática de fundamentos de telemarketing vivenciamos o projeto IDENTIFICAR, NEGOCIAR E CONQUISTAR O CLIENTE: uma experiência de gincana, colorida, com o objetivo de trabalhar a apropriação de técnicas de argumentação, negociação, conquista e fidelização do cliente.

Resgatamos durante a gincana conteúdos trabalhados em outras unidades temáticas como: situar-se no contexto do processo de comunicação, utilização adequada da voz, desenvolver o poder de percepção.

As aulas teóricas, com algumas inclusões de dinâmicas focadas no contexto, levaram aos alunos os conceitos que contemplam a apropriação das competências nas unidades temáticas que fazem parte da estrutura do curso de operador de telemarketing e vendedor.

A partir da experiência da gincana os alunos tiveram a oportunidade de construir um instrumento de pesquisa de opinião que culminou com a elaboração de um projeto de marketing onde objetivamos:

Trabalhar priorizando a ética;

Saber respeitar o cliente;

Saber identificar o cliente em potencial;

Despertar a motivação;

Desenvolver o poder de argumentação;

Estimular a comunicação;

Desenvolver as técnicas de negociação;

Construir seu marketing pessoal;

Utilizar todo o potencial para promover resultados positivos;

Apropriar-se de habilidades para dar e receber feedback;

Fortalecer a capacidade de tomar decisões assertivas;

Ampliar a criatividade;

Desenvolver as relações interpessoais.

No primeiro momento a professora apresenta à turma a proposta do desenvolvimento de um projeto da gincana onde os alunos irão desenvolver uma pesquisa junto aos clientes internos sobre as cores que mais gostam e o significado da cor para cada um. A partir das cores mais votadas na pesquisa procede-se a formação dos grupos utilizando o método democrático. Cada grupo adota uma cor e elabora na sequência o projeto de marketing explorando toda a criatividade para despertar o interesse do cliente em aderir uma determinada cor.

O projeto é divulgado para todos os clientes internos. É comunicado o dia em que todos devem exteriorizar sua predileção vestindo a cor de determinado grupo. Este dia fica registrado como “o dia da negociação” A partir do momento que cliente veste a camisa da cor do grupo está cooperando para o sucesso deste.

No dia da negociação, para vivenciar todo processo, criamos um ambiente próprio para o evento. Todos os espaços do SENAC Centro foram decorados com as cores trabalhadas. Cada equipe, respeitando o espaço definido para a exposição de sua cor. Neste dia apesar do cliente já demonstrar em seu visual a preferência por determinada cor, outro grupo sem ferir a ética, argumenta na tentativa de conquistá-lo. O êxito reside na aceitação da mudança. O indicativo desta adesão e a colocação de uma fita com a nova cor. No final da aula é contabilizado o número de clientes por cor, vencendo a gincana aquele que conseguiu maior número de adesista.

Após a experiência procedemos ao relato, discutimos as circunstâncias peculiares vivenciadas por eles com os clientes. Foram unânimes em afirmar que foi a oportunidade para fortalecer os conteúdos, fazendo com que eles, construíssem comportamentos e utilizassem a criatividade para buscar novos caminhos, flexibilizar as ações, quebrar paradigmas e valorizar o trabalho em equipe dos resultados alcançados na vivência, afirmaram mas como batalhadores com propostas definidas e com responsabilidades diante do público.

Os alunos declararam que a vivência proporcionou a oportunidade de aprender a conhecer o cliente, identificar as suas necessidades, aprender a fazer, executar a atividade inerente a profissão, aprender a conviver com desafios da conquista e aprender a ser realmente um profissional confiante que sabe abordar o cliente seja no presencial ou por telefone.

Dentro da proposta pedagógica e respaldada nos pilares da educação, buscamos um paralelo entre as aulas teóricas e a prática. Planejamos a atividade que oportunizaria um momento para que os alunos identificassem as competências necessárias para interagir com o público

Esta vivência é uma forma real de avaliarmos o desempenho do aluno seguindo os movimentos, as iniciativas as atitudes e reações. Observamos que os alunos adotaram claramente as técnicas de saber abordagem, saber argumentação e saber negociação, competências exigidas para o exercício da profissão de operador de telemarketing. É o momento de projeção de tudo que teoricamente foi passado para o aluno no período de 50h.
BIBLIOGRAFIA

KOTLER, Philip. Marketing . São Paulo: Atlas, 1980
MCHALTON, Robert J. Telemarketing Total. São Paulo: McGraw-Hill, 1990
PERRENOUD, Plillippe. Construir Competências desde a escola. Porto Alegra: Artes Médicas Sul, 1999

SENAC. DN. Telemarketing: Comunicação, funcionamento, mercado de trabalho. Luiz Ratto; Beatriz Albernaz;Maurício Peltier. Rio de Janeiro. Senac Nacional, 2007.

Nenhum comentário:

Postar um comentário