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sábado, 28 de agosto de 2010

LIDER EFICAZ, GESTÃO EFICIENTE: liderança ideal

Resumo

Este artigo analisa e discute como a questão da liderança eficaz está associada a uma gestão eficiente.

Partimos do principio que ninguém faz nada sozinho nesse mundo... Desde o nosso nascimento já somos extremamente interdependente uns dos outros. Isso é óbvio, porém, facilmente esquecido no cotidiano, bem com os rituais estão presentes em toda a natureza e não deixam de ser uma expressão da própria vida para demarcar etapas de evolução.

Enquanto humanos, desenvolvemos rituais mais complexos, mais sofisticados, mas ainda sim, significando passagens entre estágios. Eles estão presentes desde o nascimento, crescimento, aprendizado, nos ingressos e permanências em organizações de variados fins.

Interpretando que liderança é a capacidade de criar uma visão apaixonante, transformá-la em realidade e mantê-la por um louco período de tempo, só conseguimos através do ritual da identificação da aplicação do estilo ideal para cada circunstancia.

Nenhum homem será um grande líder, se quiser fazer tudo sozinho, ou se quiser receber todo o crédito só para ele (Andrew Carnergie)



Palavras-Chave: Liderança, Gestão, Eficácia, Eficiência, Satisfação.


1 - INTRODUÇÃO
O objetivo deste artigo é analisar e discutir como a questão da liderança eficaz está associada a uma gestão eficiente, qual se faz necessário várias frentes para atender a expectativa esperada.

O trabalho versa sobre a liderança nas organizações. Não discutimos a importância do estilo do principal executivo, com autoridade formal para influenciar aspectos específicos do comportamento dos funcionários. Discute-se sim a questão da liderança em todos os níveis da empresa e suas relações com gestão eficiente. Processos de liderança são criados e dirigidos nas organizações para definir, estabelecer, identificar e traduzir a missão e visão organizacional em uma direção para ação coletiva.
Deram origem a diferentes teorias sobre liderança, desde a dos traços, focada na personalidade de grandes líderes, passando pelas comportamentais, das contingências, situacionais, das trocas entre líderes e liderados, pelo modelo de participação e liderança, pelas teorias neocarismáticas e transformacionais. Chegou-se então a questões como a da inteligência emocional e da formação de equipes. Mais recentemente foram feitos estudos sobre liderança ética, moral e multicultural (ROBBINS, 2002), sobre a chamada liderança autêntica ( COVEY, 2003) e sobre a liderança espiritual (FRY, 2006).

Liderança é compreendida neste artigo como a conexão dos atributos dos líderes, ou seja, hábitos, traços de personalidade, competências, comportamentos, estilos, habilidades, valores e caráter com os resultados desejados pela organização. (BERGAMINI,1994).
Sob o ponto de vista das organizações, o processo de mudança acentuado de que temos sido protagonistas, nas últimas décadas, representa uma transição para um cenário cujos contornos ainda não estão bem definidos. “Ao invés de rotineiro e previsível, o ambiente empresarial tornou-se cada vez mais instável, acelerado e revolucionário. E as organizações se tornam mais vulneráveis a forças e pressões externas.” (Toffler, 1985:11).

 PRINCIPIOS E CARACTERISTICAS DE UM LIDER

VISÂO: acima de tudo ele deve ser um vizionario, ter a habilidade de pensar naquilo que não existe e mapear o futuro com excelência em mente.

COMPROMETIMENTO: comprometer-se é muito mais do que simplesmente se envolver em uma tarefa. Comprometimento gera responsabilidade, poder e confiança. Esse é o segredo dos campeões, que suam a camisa pelo prazer de conquistar a vitória.

COMUNICAÇÃO: um líder não existe sem seguidores. Para que o líder conquiste e mantenha um grupo de pessoas disposto a segui-lo é imprescindível que ele saiba comunicar persuasivamente a sua visão.

INTEGRIDADE: integridade significa um comportamento com a verdade, abertura e transparência, que conduzem á confiança. Um líder integra é sempre sensível às pessoas, as suas necessidades, e está sempre disposto a servir.

REALIDADE: ter consciência da sua realidade atual é imprescindível para estabelecer uma meta e propor-se a alcançá-la.

Em toda organização surge conflitos, por razões alheias ao nosso estudo. São gerados alguns conflitos., onde o executivo não pode perder o controle da situação e ou caso contrário, perde a parceria existente, passa a interagir em uma jornada de negociação a fim de administrar tais conflitos, para isso se faz necessário o uso do serviço de mediação e arbitragem nos relacionamentos interorgabizacionais. Ainda como parte integrante destes fatores, agregamos dois conjuntos de considerações que favoreçam a sua consecução e aqueles que representem um entrave ao seu desenvolvimento das negociações.
Geralmente, os executivos utilizam seis estilos de liderança, mas apenas quatro dos seis têm, de forma consistente, efeitos positivos no clima e nos resultados com os liderados. Abaixo destacamos:

O Estilo coercivo: este estilo, que força à concordância imediata, pode obter resultados positivos no curto prazo, deixa traumas profundos na organização em médio prazo.

O estilo autoritário: dos seis estilos, este parece ser o mais eficaz, repercutindo-se em todos os aspectos do ambiente de trabalho.

O estilo paternalista: este estilo de liderança gira em torno das pessoas — valoriza os indivíduos e as suas emoções mais do que as suas tarefas ou objetivos.

O estilo democrático: ao despender tempo com as pessoas e com a análise das suas idéias, um líder democrático inspira confiança, respeito e empenhamento.

O estilo modelo: estabelece elevados níveis de desempenho, dá ele próprio o exemplo. É obcecado em fazer as coisas melhor e mais rápidas e exige o mesmo aos que o rodeiam.

O estilo treinador: Ajudam os colaboradores a identificar os pontos fortes e fracos e estimulam-nos a perseguir os objetivos pessoais e de carreira.

Liderança não é mágica ou mistério, propriedades de pessoas eminentes, fruto de qualidade especiais inatas, panacéia para solução de todos os problemas, uso do poder pessoal para garantir seguidores ou futuros alternativos propósitos pessoais.

Liderança é habilidade humana e gerencial, alcançável por pessoas comuns, produto de habilidades e conhecimentos aprendidos, forma de comunicação e articulação de uma missão e uso do poder existente para garantir o alcance de propósitos comuns

CONCLUSÃO REFLEXIVA

Destas linhas podemos depreender que a liderança acentua a necessidade de que se tenha uma clara visão estratégica e atributos de comunicação e de negociação que a facultem a operar mais como fator de mobilização do que de imposição.

Ressaltamos que a liderança eficaz para ser alcançada se faz necessário à persistência na descoberta do modelo a ser adotado, visto que trabalhamos com pessoas e temos que interagir a fim de identificar a maneira de lidar com este profissional, procurando assim minimizar os conflitos que possam surgir.

Conforme citamos anteriormente, acredito que a liderança eficaz é adquirida através da dosagem entre o estilo autoritário, democrático, paternalista e treinador, visto que necessitamos determinar limites, mas temos que identificar o pensamento do profissional, temos que informar as metas, mas temos também que dizer como alcançar. Em alguns casos temos que mistura o estilo coercivo com o tipo modelo, a fim de instigar um profissional que esteja estagnado, embora tenha potencial, mas é preciso acordar este talento, lembrando que em doses minúsculas, para não gerar conflitos.

Estudos ajudam aos gestores a compreender os componentes genéticos, psicológicos e comportamentais que afetam a performance de seus colaboradores, para isso já é feito pesquisas antes da contratação de alguns gestores, a fim de contratarem líderes com uma visão mais alargada dos fatores necessários para uma liderança eficaz e compreensão de que é possível e que a eficácia seja real, Como também vem sendo utilizado os treinner.

O ambiente de negócios está em contínua mudança e um líder tem de responder em conformidade a essas alterações. Hora a hora, dia a dia, semana a semana, os executivos devem utilizar os seus estilos de liderança como verdadeiros profissionais, ou seja o executivo é o gestor e sua secretária executiva terá de ser uma líder.

Enfim acreditamos que a liderança eficaz, é possível, principalmente quando temos uma gestão eficiente, que tem como objetivo a criação e desenvolvimento de um clima na organização que possibilite alcançar a performance pretendida e a satisfação esperada por cada um dos membros da organização.

Sabemos que não é fácil, mas é possível atrelar eficiência e eficácia, gerando a satisfação de todos, pois é a liderança ideal para se trabalhar!

REFERÊNCIAS

ALMEIDA, M.I.R. Manual de Planejamento Estratégico. São Paulo: Atlas, 2007

ALVES-MAZZOTTI, A. J. Usos e abusos dos estudos de caso. Cadernos de Pesquisa, v.26 n.

BASS, B.M. ; AVOLIO, B.J. Manual for the Multifactor Leadership Questionnaire, Consulting

BERGAMINI, Cecília Whitaker. Liderança: Administração do Sentido. São Paulo: Atlas 1994

COVEY, Sthephen R. Liderança baseada em Princípios. Rio de Janeiro: Campus, 2003.

FRY, T. Toward a Paradigm of Spiritual Leadership. The Leadership Quarterly, v. 16, n 5 p. 619-622, 2005

GIL, A.C. Métodos e Técnicas de Pesquisa Social. 5ª Ed. São Paulo: Atlas, 2006

________. O método fenomenológico na pesquisa da administração. Caderno de Pesquisa de Pós- Graduação IMES, ano 4 nº 8, p. 33 a 42, 2003,

KOTTER, John P. O fator liderança. São Paulo: Makron Books, 1992.

KOUZES, James M. O Desafio da Liderança. 9ª ed. Rio de Janeiro: Campus, 1997.

LACOMBE, Francisco José Masset. Administração Princípios e Tendências. São Paulo. Saraiva. 2006.

MAXWELL, John C. Seja O Líder Que Todos Querem Ter. 3ª ed. São Paulo: Sepal. 2003.

OLIVEIRA, Jayr Figueiredo de. MARINHO, Robson M. Liderança. Uma Questão de Competência. São Paulo. Saraiva. 2005.

ROBBINS, Stephen P. Comportamento Organizacional. Tradução técnica Reynaldo Cavalheiro Marcondes. São Paulo: ABDR, 2002.

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