Aprendizagem Continua

sábado, 28 de agosto de 2010

ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL

A importância da orientação profissional e de carreira tem se fortalecido ao longo dos anos, principalmente em resposta às inúmeras demandas advindas das transformações sociais e tecnológicas observadas no mundo do trabalho. Hoje, a economia e o mercado de trabalho exigem dos profissionais competências que vão além do conhecimento técnico. Competências comportamentais e adaptativas como ser pró-ativo, trabalhar em equipe, apresentar boa energia para o trabalho, ser criativo com suas tarefas, ou fazer um trabalho rápido e sem erros são tão relevantes quanto o conhecimento técnico. Além destes aspectos, observa-se um aumento na carga horária trabalhada, exigindo do profissional maior disponibilidade e dedicação. Este aumento de exigências acaba acarretando, em algumas situações, um relevante desgaste ocupacional e emocional do profissional.


É correto afirmar que, a carreira é um dos fatores que contribuem para o desenvolvimento e equilíbrio da vida do indivíduo como um todo, sendo um aspecto da vida moderna tão importante quanto a família, os estudos e o lazer. Freqüentemente os profissionais se deparam com eventos que refletem conquistas, competições, desafios e fracassos. Ao enfrentar estes eventos observa-se que quando o indivíduo conhece seus objetivos e decide-se por opções que respeitam seus valores, suas características pessoais e vocacionais, a evolução da carreira se faz mais fácil e prazerosa, contribuindo para o constante aprendizado.

Neste sentido, o papel do orientador profissional e de carreira deve ser o de facilitador deste processo que envolve escolhas e decisões importantes para a vida do indivíduo e, para isto, o profissional da área deve estar sempre atualizado e conhecer bem as teorias e técnicas que constituem o seu campo de atuação. A própria velocidade das mudanças vivenciadas no mundo atual exige que o orientador profissional e de carreira tenha como meta a constante atualização teórica, e uma variedade de conhecimentos técnicos para que seja capaz de responder adequadamente às demandas de seu meio e de seus orientandos.

Os indivíduos que estão em diferentes estágios do desenvolvimento de carreira têm necessidades diferentes, bem como indivíduos que estão no mesmo estágio, mas apresentam diferentes níveis de maturidade, também precisam ser orientados de forma diferente. Neste sentido, o orientador precisa conhecer os estágios do desenvolvimento de carreira e suas respectivas tarefas para diagnosticar corretamente a problemática do orientando e assim selecionar estratégias de intervenção adequadas.

Diante de tantas transformações no mundo do trabalho, há a necessidade dos orientadores de carreira expandirem seus conhecimentos sobre a complexidade de fatores que afetam o desenvolvimento de carreira na atualidade. Para isso é importante que os mesmos busquem novos referenciais teóricos e práticos que fundamentem sua atuação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário